Tipos de Coaching

Há variações do Coaching e, de forma simples você saberá os três tipos principais:

Coaching de Equipe ou Coaching Time: É um processo em que uma pessoa ajuda a outra a desempenhar, a aprender e a atingir objetivos e metas pelo autoconhecimento e conscientização sobre a própria responsabilidade no crescimento profissional.

O mesmo atinge seus objetivos ao identificar os bloqueios internos e ao removê-los para a obtenção de resultados. É descobrir a perspectiva e as necessidades da equipe pelo questionamento profundo em que eles identifiquem e removam obstáculos de desempenho.

Coaching de Performance: é a atitude mais importante do gestor para aumentar a produtividade e atingir metas, pois é implementar a estratégia: missão, visão, valores, metas, produtos e pessoas. Além disto, ele é uma metodologia com resultados tangíveis e mensuráveis, e normalmente implementado em equipes de vendas e serviços denominado como coaching de equipe. O retorno sobre o investimento (ROI) no desenvolvimento de uma equipe num projeto dessa magnitude reflete no desempenho no curto prazo, normalmente em 3 a 6 meses.

Life Coaching ou Coaching de Vida – Foca na qualidade de vida e objetivos realistas. Capacitar as pessoas na sua autorrealização, pelo alcance de suas metas, alinhando-as para uma vida equilibrada com seus valores, missão e propósito de vida é uma tarefa desafiadora que a abordagem de coaching pessoal propõe resultados realistas.

Muitas áreas da vida podem estar alinhadas à vida pessoal, como saúde, relacionamentos, espiritualidade, finanças, carreira, administração do tempo, família, etc. O coach vai apoiar o coachee (cliente) na definição da meta, na estratégia para alcançar os resultados almejados e também na superação dos desafios que aparecerem ao longo do caminho.

Durante o processo de coaching , o foco é no presente e no futuro, e o coach trabalhará para manter o coachee em ação para que, ao final, ele realize o que se propôs.

O life coaching é um dos desdobramentos essenciais e a teoria das inteligências múltiplas e a programação neurolinguística servem como ferramentas de autoavaliação e, consequentemente, de autoconhecimento, estando intrinsecamente ligadas à comunicação.

Atualmente existem vários nichos de coaching pessoal, entre eles: coaching de Casamento (ou de noivas), coaching para Emagrecimento,’, coaching Financeiro, coaching para atletas, e afins.

Coaching de Carreira – Este processo de coaching objetiva ajudar outras pessoas em sua fase de transição na trajetória no trabalho ou mesmo na definição ou escolha de uma carreira. Auxiliar o Coachee a enxergar claramente o que realmente quer e deseja para a sua carreira profissional é o propósito do coaching de carreira.

Coaching Executivo – Focado em cargos liderança como gestores e líderes em geral, diretores, executivos, CEO´s, coordenadores, supervisores, vendedores, profissionais liberais, de alta performance no meio corporativo, indo além, pro movendo impactos positivos na vida profissional do time e alta performance.

Visa a capacitar executivos, gerentes, supervisores e profissionais liberais na sua performance e excelência pessoal e nos negócios. Assiste os profissionais na identificação de metas, valores, missão e propósito da empresa no mercado (executivos). Também trabalha a clareza da sua missão pessoal e empresarial, o profissional de coaching executivo objetiva o equilíbrio dos propósitos da empresa, de suas necessidades humanas e dos diferentes papeis vividos na empresa, na família e na sociedade. Expande seus conceitos de ética, notadamente “Ética Empresarial”. Igualmente habilita o executivo para reconhecer as diversas formas de assédio no seu trabalho, treinando seus subordinados e combatendo as ocorrências, de forma a criar um ambiente de trabalho saudável.

Coaching de Propósito ou Ontológico: Através de uma abordagem sistêmica, o coach visa contribuir com a estruturação do propósito de seu cliente, focando ainda o desenvolvimento de sua Inteligência emocional, planejamento de objetivos, para assim culminar em sua melhor performance e sentido para a vida e o trabalho.

Com pontos de similaridade com o coaching tradicional, observa-se que as duas metodologias são igualmente pautadas em um processo de coaching com a definição de objetivos claros. Porém, na visão do coaching de propósito ou ontológico, o processo não pode se pautar apenas na busca de objetivos concretos, devendo ampliar o trabalho para uma visão sistêmica do trabalho do coach, que visa equilibrar diferentes visões e áreas da vida do coachee.

O desenvolvimento da Inteligência Emocional é enriquecedor e, mais interessante por ocorrer de forma totalmente consciente, olhando para crenças, valores, pois apoia que o indivíduo crie e olhe para o plano de ação, obtendo como resultado a maturidade emocional.

Você está à procura

De alto desempenho profissional ou elevar o nível da sua empresa?

Agende agora mesmo a sessão de estratégia da sua empresa!

Em que posso ajudar?